SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

SOBRAL, Dejano Tavares  e  CAMPOS JUNIOR, Dioclécio. Indicadores da escolha de pediatria por graduandos da universidade de Brasília: estudo longitudinal em série histórica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 515-526. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000400002.

Os autores analisaram a escolha de residência médica em Pediatria dentre 877 egressos do curso de Medicina da Universidade de Brasília, formados no período 1994-2007. Os dados abrangeram descritores demográficos e de aprendizagem, preferência inicial por carreira, monitoria, rendimento acadêmico, estágio seletivo no internato e inscrição para residência médica. Efetuaram-se análises de contingência e de regressão logística agrupando-se os egressos por escolha de Pediatria ou não. Do total, 9,7% escolheram Pediatria, dentre os quais 44,7% mostraram atração inicial e 45,9% expressaram interesse pela área já na fase clínica. No período 2002-2007, houve declínio significante da escolha, em conexão com menor procura por monitoria e estágio seletivo na área, mas sem tendência temporal na atração inicial. A regressão logística identificou cinco fatores preditivos, nesta ordem decrescente de magnitude de efeito na escolha: estágio seletivo, rendimento global, estilo de aprendizagem reflexivo, ordem de preferência inicial e época da graduação. Os efeitos independentes de sexo e monitoria não foram significantes. Concluindo, os fatores preditivos da escolha de Pediatria incluíram indicadores pessoais e curriculares em vertentes distintas de interesse e influência, num quadro de queda recente da opção pela área.

Palavras-chave : Educação de Graduação em Medicina; Internato e Residência; Escolha de profissão; Pediatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português