SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Transference during undergraduate medical trainingEnseñanza de la bioética: una síntesis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502

Resumen

VOTRE, Sebastião Josué et al. Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 648-657. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000400016.

Este trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente geradores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autores

Palabras llave : Relações médico-paciente; Métodos; Anamnese; Comunicação; Princípio cooperativo de Grice.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués