SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Transference during undergraduate medical trainingEnseñanza de la bioética: una síntesis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

VOTRE, Sebastião Josué et al. Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamnese. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp.648-657. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000400016.

Este trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente geradores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autores

Palabras clave : Relações médico-paciente; Métodos; Anamnese; Comunicação; Princípio cooperativo de Grice.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons