SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3The concept and evaluation of skills and competence in medical education: current expert perspectivesEvaluation in medical education: the role of the portfolio in curricula based on active methodologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio  and  CAMPOS, Dalvan Antônio de. Equipe multiprofissional em Saúde da Família: do documental ao empírico no interior da Amazônia. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.379-389. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300007.

As equipes multiprofissionais foram adotadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF), justamente para que este modelo de atenção permita a articulação entre saberes na prática da assistência à saúde. OBJETIVO: Investigar a percepção dos médicos, enfermeiras e odontólogos sobre o funcionamento de equipes multiprofissionais na Saúde da Família do município de Coari (AM). MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, com roteiro semiestruturado, aplicado em entrevistas individuais a todos os profissionais da atenção primária do município, comparadas a entrevistas com fisioterapeutas e psicólogos de serviço secundário, analisadas à luz da hermenêutica dialética. RESULTADOS: Com exceção do discurso dos psicólogos, a percepção dos médicos e demais profissionais de Saúde da Família demonstra a fragilidade na construção do projeto de intervenção conjunta, necessário principalmente à ESF, apresentando a perspectiva de que o trabalho multiprofissional se dá apenas em teoria e não na lógica que rege o processo de trabalho.

Keywords : Saúde da Família; Equipe de Assistência ao Paciente; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License