Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista Brasileira de Educação Médica
Print version ISSN 0100-5502
Abstract
MIDAO, Claudia M. de Vasconcellos and RUIZ-MORENO, Lidia. O ensino da Semiologia nas escolas médicas do Estado do Rio de Janeiro. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.397-405. ISSN 0100-5502. https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000300009.
Com o objetivo de caracterizar o ensino da Semiologia Médica no Estado do Rio de Janeiro, pesquisamos 14 cursos de graduação, sendo 11 privados e 3 públicos. Mediante abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram obtidos por meio de análise documental dos programas de ensino, aplicação de formulário e entrevista aos coordenadores das disciplinas. Foi observada semelhança entre os objetivos e conteúdos de Semiologia das diferentes escolas de Medicina, apesar de existir diversificação na denominação, inserção curricular e carga horária. As estratégias de ensino-aprendizagem, os recursos didáticos e a avaliação também mostraram especificidade segundo a instituição. A falta de padronização do ensino prático da Semiotécnica foi considerada uma das principais dificuldades, assim como a escassa disponibilidade de cenários de aprendizagem e de integração entre docência, assistência e pesquisa.
Keywords : Educação em Saúde; Educação Médica; Anamnese; Sinais e Sintomas.