SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Evaluation in medical education: the role of the portfolio in curricula based on active methodologiesGeographical distribution of employment contracts of Family and Community physicians in Brazil in 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

MIDAO, Claudia M. de Vasconcellos  and  RUIZ-MORENO, Lidia. O ensino da Semiologia nas escolas médicas do Estado do Rio de Janeiro. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.397-405. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000300009.

Com o objetivo de caracterizar o ensino da Semiologia Médica no Estado do Rio de Janeiro, pesquisamos 14 cursos de graduação, sendo 11 privados e 3 públicos. Mediante abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram obtidos por meio de análise documental dos programas de ensino, aplicação de formulário e entrevista aos coordenadores das disciplinas. Foi observada semelhança entre os objetivos e conteúdos de Semiologia das diferentes escolas de Medicina, apesar de existir diversificação na denominação, inserção curricular e carga horária. As estratégias de ensino-aprendizagem, os recursos didáticos e a avaliação também mostraram especificidade segundo a instituição. A falta de padronização do ensino prático da Semiotécnica foi considerada uma das principais dificuldades, assim como a escassa disponibilidade de cenários de aprendizagem e de integração entre docência, assistência e pesquisa.

Keywords : Educação em Saúde; Educação Médica; Anamnese; Sinais e Sintomas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License