SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Rational use of medicines: report of an experience in medical education at Unesc Criciúma, Santa Catarina State, BrazilProblems and potentialities of e-Learning for regular undergraduate courses in emergency medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

SILVA, Roseli Ferreira da; DEMARZO, Marcelo Marcos Piva; MASCARENHAS, Sílvia Helena Zem  and  PEREIRA, Sissi Marília dos Santos Forghieri. Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.446-451. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300015.

Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.

Keywords : Avaliação; Avaliação de curso; Gestão acadêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License