Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista Brasileira de Educação Médica
Print version ISSN 0100-5502
Abstract
BERTONCELLO, Valdecir; MORO, Claudia Maria Cabral; BORTOLOZZI, Flávio and BERTONCELLO, Ludhiana Ethel Kendrick Silva. Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.469-476. ISSN 0100-5502. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300018.
O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.
Keywords : Semiologia; Anamnese; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e Comunicação; Medidas de Similaridades.