SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Training in adolescent health care: teaching experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

BERTONCELLO, Valdecir; MORO, Claudia Maria Cabral; BORTOLOZZI, Flávio  and  BERTONCELLO, Ludhiana Ethel Kendrick Silva. Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.469-476. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300018.

O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.

Keywords : Semiologia; Anamnese; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e Comunicação; Medidas de Similaridades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License