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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

GARCIA, Juliana Augusta Plens de Moura; RAMPIM, Danielle Bianchini; SCHOR, Paulo  e  SILVA, Julieta Freitas Ramalho da. Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp - Escola Paulista de Medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.4, pp. 542-548. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000400009.

Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a Unifesp iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura

Palavras-chave : Relações Médico-Paciente; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Ensino.

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