SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Mentoring: ir ou não ir, eis a questão: um estudo qualitativoSerious games baseados em realidade virtual para educação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

FORNAZIERO, Célia Cristina; GORDAN, Pedro Alejandro  e  GARANHANI, Mara Lúcia. O processo de ensino e aprendizagem do raciocínio clínico pelos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Londrina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.2, pp. 246-253. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000200014.

Um dos aspectos mais relevantes nas atuais discussões sobre ensino, e de grande impacto na prática clínica, é a forma como os médicos elaboram o raciocínio clínico. Esta pesquisa teve como intuito compreender o processo de raciocínio desenvolvido pelos estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, identificando o processo de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico, sua concepção e as dificuldades que emergem de seu processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cuja amostra foi formada por 16 internos do sexto ano de Medicina. Os participantes da pesquisa foram entrevistados sobre a concepção e o processo de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico, e o resultado foi avaliado por análise de discurso. O processo de ensino-aprendizagem do raciocínio trata dos aspectos relatados pelos estudantes: o docente como modelo profissional, a importância da comunicação no atendimento clínico e as condições favoráveis ao aprendizado. A apropriação do aprendizado do raciocínio clínico abrangeu as dificuldades e os significados expressos de raciocínio clínico pelos entrevistados. A análise qualitativa forneceu dados que podem levar a compreender melhor esse processo de raciocínio.

Palavras-chave : Diagnóstico; Resolução de Problemas; Métodos; Aprendizagem; Educação Médica; Internato e Residência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português