SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Sexual behavior of medical students in Rio de Janeiro, BrazilThe learning process for residents in anesthesiology: reflections on patient care índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502

Resumen

PATRICIO, Karina Pavão et al. Meio ambiente e saúde no Programa PET-Saúde: interfaces na atenção básica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 341-349. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300007.

A degradação ambiental vem modificando nosso cenário de forma acelerada, interferindo negativamente no processo saúde-doença. É essencial discutir a temática saúde ambiental com profissionais de saúde, sendo o Programa PET-Saúde um facilitador, e as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) um excelente cenário. Propõe-se analisar a percepção de profissionais de saúde e usuários sobre a temática em duas unidades de ESF (Botucatu/SP) e sensibilizá-los por meio de discussões teóricas e vivências. Foram entrevistados 45 profissionais e 36 usuários, sendo 21 indicados pelos agentes comunitários de saúde como tendo boa relação com o meio ambiente e 15 indicados por não apresentarem boa relação com o mesmo. Aplicou-se o referencial da metodologia qualitativa, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo. Todos demonstraram ter consciência dos problemas ambientais e de saúde e o que poderia ser feito para melhorar a situação, mas são raras as ações realizadas nas unidades. Reforça-se a necessidade de capacitar equipes em Saúde Ambiental, estimulando a adoção de práticas transdisciplinares que superem as práticas assistencialistas e caminhem no sentido da promoção, além de empoderar a população para lutar e ser responsável por um meio ambiente mais equilibrado, melhorando a qualidade de vida.

Palabras llave : Meio Ambiente e Saúde; Saúde Ambiental; Pesquisa Qualitativa; Saúde da Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués