SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Experiência do estudante de semiologia médica em aulas práticas com o paciente à beira do leitoAvaliação da consulta médica realizada por ingressantes na residência de Pediatria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

BELLODI, Patrícia Lacerda. Tutores, alunos e o curso de graduação em medicina: um círculo virtuoso. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 382-388. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300012.

CONTEXTO: Programas de Mentoring têm sido desenvolvidos em várias escolas médicas, mas poucos estudos investigam essa experiência sob a perspectiva dos mentores. OBJETIVOS: Explorar a percepção de mentores a respeito de suas experiências ao longo do tempo. MÉTODO: Mentores de uma escola médica foram convidados a participar de uma entrevista em profundidade que incluía questões sobre satisfação, dificuldades e percepção de mudanças resultantes do programa. RESULTADOS: A satisfação e as dificuldades relatadas pelos mentores mostraram-se fortemente ao grau de envolvimento dos alunos no programa. Os mentores acreditam que as mudanças observadas nos alunos estão mais relacionadas a questões dessa fase de vida e, para alguns, ainda não há reconhecimento do programa pela instituição. Por outro lado, a maioria dos mentores reconhece importantes mudanças nem si mesmos: como professores, como membros da faculdade e como pessoa. CONCLUSÕES: A adesão dos alunos mostra-se crucial tanto para a relação de Mentoring quanto para a própria consolidação do programa. Alunos envolvidos com a atividade motivam os mentores para o ensino e o aprimoramento do currículo, criando assim um círculo virtuoso, que beneficia o curso e a formação médica como um todo.

Palavras-chave : Tutoria; Tutores; Graduação em Medicina; Alunos de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês