SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Tutores, alunos e o curso de graduação em medicina: um círculo virtuosoA saúde coletiva na formação dos discentes do curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

BALLESTER, Denise; GANNAM, Silmar; BOURROUL, Maria Lúcia de Moraes  e  ZUCCOLOTTO, Sandra Maria Callioli. Avaliação da consulta médica realizada por ingressantes na residência de Pediatria. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 389-397. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300013.

Diversos autores relatam que a consulta médica se associa a melhores resultados quando se adota como referencial o modelo centrado no paciente. OBJETIVO: Avaliar se os médicos ingressantes na residência de Pediatria realizam consultas ambulatoriais segundo pressupostos do modelo centrado no paciente. MÉTODO: Em 2007, no início de seu estágio de ambulatório, dez residentes foram selecionados aleatoriamente para serem filmados durante a realização de uma consulta. Adotando-se como referencial teórico pressupostos do modelo centrado no paciente, os dados foram analisados por meio de metodologia qualitativa, por meio da técnica exploratória, com três juízes independentes. RESULTADOS: A maioria dos residentes explora precocemente a primeira queixa referida pelos pais, assumindo-a como principal; não explora outras queixas; decide e faz orientações terapêuticas de modo não compartilhado; conversa pouco com as crianças; cria longos momentos de silêncio durante a consulta; não explica o exame físico e às vezes utiliza o prontuário como a principal fonte de informação. CONCLUSÃO: Os residentes realizam consultas sem a inclusão da perspectiva dos pais e, portanto, não atendem segundo pressupostos do modelo centrado no paciente.

Palavras-chave : Assistência Centrada no Paciente; Gravação de Videotape; Entrevista; Comunicação; Relação Médico-Paciente; Educação Médica; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português