SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Violence and health: conceptualizations by professionals from a Primary Healthcare ServiceColaboración docente on-line en educación universitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502

Resumen

TAVANO, Patricia Teixeira  y  ALMEIDA, Maria Isabel de. A reconfiguração do ensino anatômico: tensões que incidem na disciplina básica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 421-428. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300017.

Este artigo pretende iniciar a discussão da condição curricular da Anatomia Humana nos cursos médicos da atualidade frente a tensões que incidem sobre ela, que a podem estar levando a uma crise de manutenção de seu status sociocurricular. Baseamo-nos na análise bibliográfica e documental, conjugando as teorias sócio-históricas da construção dos currículos e disciplinas, a construção da Anatomia nos currículos médicos e condições gerais de apresentação da disciplina nestes currículos para elencarmos quatro tensões para a discussão: introdução de novas propostas de ensino-aprendizado; relação anatomia ensinada, anatomia pesquisada; expansão do ensino; reconfiguração do campo de inserção. Nossa análise nos leva a assinalar uma crise na retórica legitimadora da disciplina, com consequente redução do grau de importância sociocurricular e possível cristalização disciplinar.

Palabras llave : Currículo; Anatomia; Ensino; Educação de Graduação em Medicina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués