SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Online teaching collaboration in university education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

ABRAHAO, Ana Lúcia et al. A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 435-440. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300019.

O PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) proposto pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) iniciou suas atividades em abril de 2010 com a proposta de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de forma participativa, tendo como eixo central o trabalho no cotidiano dos serviços de saúde, utilizando as ferramentas da pesquisa e avaliação em saúde como elemento disparador do aprendizado. As atividades são desenvolvidas na perspectiva da construção de um diagnóstico de saúde da área de abrangência de cada unidade de saúde à qual o grupo PET está vinculado. A metodologia adotada pelos grupos consiste na investigação participativa, com o envolvimento de profissionais, alunos, usuários e docentes. Como ferramenta vem sendo utilizada a construção da história local, com levantamento de documentos e depoimentos da comunidade. Destaca-se a atividade de cadastramento e recadastramento de famílias e o levantamento do perfil epidemiológico dos territórios. Neste primeiro estágio, identificamos a interação em grupo multiprofissional como um desafio que vem proporcionando grandes avanços no entendimento do processo saúde-doença entre estudantes, docentes e profissionais.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Ensino; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese