Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Citado por Google
Similares en SciELO
Similares en Google
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502
Resumen
OTANARI, Thais Mikie de Carvalho et al. Os efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentarem grupos GAM. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.4, pp.460-467. ISSN 0100-5502. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400004.
Trata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.
Palabras clave : Formação em Saúde Mental; Gestão Autônoma da Medicação; Experiência.