SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Assessment of the Medical Residency programs of the Paediatrics Department of the University of São Paulo Medical School in light of the professional profiles of the graduatesTeaching through active learning methods in medical training índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502

Resumen

OTANARI, Thais Mikie de Carvalho et al. Os efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentarem grupos GAM. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.4, pp.460-467. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400004.

Trata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.

Palabras clave : Formação em Saúde Mental; Gestão Autônoma da Medicação; Experiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons