SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Intimate partner violence: challenges for education and health careThe training of the medical teacher as an "intellectual": a critical analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao. Ligas Acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário . Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.4, pp. 535-543. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400013.

Ligas Acadêmicas têm ocupado o cotidiano do estudante de Medicina de forma crescente. As motivações pelas quais os estudantes as procuram estão atreladas à necessidade de vivência clínica, de socialização e de qualificação profissional. Muitas Ligas, porém, têm se distanciado do propósito da extensão universitária, abrindo espaço para o currículo paralelo, o preenchimento de lacunas curriculares, a especialização precoce e o reforço de vícios acadêmicos. Diante disso, é necessário repensar as Ligas Acadêmicas no âmbito de sua relevância social e acadêmica, de seus objetivos e de sua pactuação com a formação médica, com a interdisciplinaridade, com o SUS e com princípios éticos, visando à integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária, para sanar demandas populacionais e contribuir com a formação médica.

Keywords : Educação Médica; Currículo; Extensão Universitária; Ligas Acadêmicas; Estudantes de Medicina; Relações Comunidade; Instituição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese