SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Regional supervised internship: the student's viewWhere death is used to aid life: the history of Human Anatomy studies in the medical curriculum of the first official school of medicine in São Paulo - the Renato Locchi period (1937-1955) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

BARRETO, Vitor Hugo Lima et al. Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um termo de referência. Rev. bras. educ. med. [online]. 2011, vol.35, n.4, pp. 578-583. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400019.

O objetivo principal deste artigo é apresentar uma orientação teórica e prática aos preceptores da atenção primária à saúde vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. Pressupõe a atenção primária à saúde como um cenário de prática para estudantes de diferentes graduações e pós-graduações com características próprias. Aborda aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem no ambiente comunitário, articulando os diferentes atores deste, entre os quais o conceito de conhecimento na atenção primária; a relação preceptor-estudante; a correlação teoria e prática; a avaliação processual; o ensino e a pesquisa no trabalho; a inserção político-social da aprendizagem; a interdisciplinaridade; o trabalho em equipe e a interinstitucionalidade na integração ensino-serviço. Por fim, propõe a reintegração do espaço da educação, da pesquisa e do trabalho.

Keywords : Preceptoria; Atenção Primária à Saúde; Educação na Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese