SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Student evaluation of the activity - "Research Project for Course Completion" as final stage of the scientific research axis in a medical schoolProfile of enrolled students at the Center for Health Sciences at UFPE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

KOIFMAN, Lilian; MENEZES, Raquel Mendes de  and  BOHRER, Karine Ramos. Abordagem do tema "Violência contra a Criança" no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 172-179. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400004.

Durante a formação em Medicina, os alunos se deparam com casos de violência contra crianças, porém, quando não recebem orientação adequada, pode haver graves consequências. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a abordagem do tema Violência contra Crianças na graduação em Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e análise da percepção dos alunos, médicos e professores quanto a sua capacidade de lidar com o tema. Relatamos ainda a produção de recursos pedagógicos para disciplinas do curso a fim de contribuir para aperfeiçoar a formação médica. Foram aplicados questionários autoavaliativos a 120 estudantes, 10 residentes e 10 docentes. A análise mostrou que os alunos declaram a abordagem do tema durante a formação, mas permanecem inseguros. Verificou-se também que alunos dos primeiros anos acreditam que até o final do curso estarão preparados para lidar com o tema, o que parece não ocorrer. Docentes de Pediatria relataram abordar o tema em aula, e somente residentes desta área tiveram contato com casos e se consideraram seguros para agir. Os resultados indicam a necessidade de novas estratégias pedagógicas para formar médicos capacitados para lidar com violência contra crianças.

Keywords : Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica; Violência; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese