SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Student evaluation of the activity - "Research Project for Course Completion" as final stage of the scientific research axis in a medical schoolProfile of enrolled students at the Center for Health Sciences at UFPE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

KOIFMAN, Lilian; MENEZES, Raquel Mendes de  and  BOHRER, Karine Ramos. Abordagem do tema "Violência contra a Criança" no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp.172-179. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400004.

Durante a formação em Medicina, os alunos se deparam com casos de violência contra crianças, porém, quando não recebem orientação adequada, pode haver graves consequências. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a abordagem do tema Violência contra Crianças na graduação em Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e análise da percepção dos alunos, médicos e professores quanto a sua capacidade de lidar com o tema. Relatamos ainda a produção de recursos pedagógicos para disciplinas do curso a fim de contribuir para aperfeiçoar a formação médica. Foram aplicados questionários autoavaliativos a 120 estudantes, 10 residentes e 10 docentes. A análise mostrou que os alunos declaram a abordagem do tema durante a formação, mas permanecem inseguros. Verificou-se também que alunos dos primeiros anos acreditam que até o final do curso estarão preparados para lidar com o tema, o que parece não ocorrer. Docentes de Pediatria relataram abordar o tema em aula, e somente residentes desta área tiveram contato com casos e se consideraram seguros para agir. Os resultados indicam a necessidade de novas estratégias pedagógicas para formar médicos capacitados para lidar com violência contra crianças.

Keywords : Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica; Violência; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License