SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Profile of enrolled students at the Center for Health Sciences at UFPEThe origin of the knowledge about HIV/Aids: between the personal and the academic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

REBELLO, Maria Tereza Maia Penido  and  RODRIGUES NETO, João Felício. A humanização da assistência ao parto na percepção de estudantes de medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 188-197. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400006.

A humanização vem-se destacando na assistência ao trabalho de parto e nascimento com ênfase na legitimidade científica e defesa dos direitos das mulheres. Entretanto, o processo de humanização da assistência à saúde deve ser amplamente inserido na formação dos profissionais de saúde, sob pena de não se concretizar caso não ocorram adesão e participação efetiva dos novos profissionais. Foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, exploratório-descritivo, com o objetivo de verificar a concepção de parto humanizado na perspectiva de estudantes de Medicina. Os dados, obtidos em entrevistas individuais, foram submetidos à análise de conteúdo e agrupados por categorias temáticas, sendo identificadas 18 unidades de contexto que geraram 41 unidades de registros, das quais emergiram duas categorias e cinco subcategorias: (1) humanização associada à inclusão da parturiente (acolhimento e acompanhante) e (2) humanização relacionada à assistência adequada (tecnologia do cuidado, parto como evento fisiológico, equipe multiprofissional). Este estudo mostrou a associação, pelos estudantes de Medicina, de aspectos humanísticos aos aspectos biomédicos da assistência ao parto, confirmando o processo de mudança que vivenciamos na educação médica.

Keywords : Parto Humanizado; Educação Médica; Obstetrícia; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese