SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The humanization of childbirth care from the perspective of medical studentsReview of the situations on practice simulation in medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

MORITA, Ione; ALMEIDA, Margareth Aparecida Santini de; PATRICIO, Karina Pavão  and  RIBEIRO, Felipe Augusto Horácio. Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 197-203. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400007.

Há um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.

Keywords : Educação Médica; Infecções por HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese