SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The origin of the knowledge about HIV/Aids: between the personal and the academicChanges in medical students' attitudes during the medical course: a cohort study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

SILVA, Roseli Ferreira da et al. Análise das situações simuladas da prática médica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 204-211. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400008.

Considerando a importância das atividades curriculares para a formação médica, este estudo teve como objetivo identificar e refletir acerca da construção das situações utilizadas na atividade curricular Estações de Simulação (ES) pela primeira turma do curso médico da Universidade Federal de São Carlos/SP, no período de 2006 a 2009. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, sendo analisadas 57 situações de estações de simulação e suas ementas. Os resultados revelaram um predomínio de estações na área de Saúde do Adulto e Idoso e Saúde da Família e Comunidade. Outras variáveis foram analisadas, como idade, gênero, fases do processo saúde-doença, cenário de atenção à saúde, áreas do conhecimento, entre outras. Foi possível identificar que se faz necessária uma readequação das ES do curso médico da UFSCar, elaboradas entre os anos 2006 a 2009. Este estudo contribuiu com a formulação de variáveis e critérios que devem contribuir com a construção das ES, para que estas possam representar o melhor possível a realidade da prática profissional.

Keywords : Currículo; Educação Médica; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese