SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Changes in medical students' attitudes during the medical course: a cohort studyMedical training for breaking bad news: review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

CALIXTO, Fernando Morelli; LOUREIRO, Jenifer Silva; GARCIA, Caroline Esposo  and  SIMOES, Oziris. Pró-saúde: uma resposta para a necessidade de informações de mães imigrantes na região central da cidade de São Paulo. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 223-227. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400010.

A população do Centro da cidade de São Paulo é marcada pela pobreza e por problemas sociais. Não é diferente no bairro do Bom Retiro, onde um grande número de imigrantes - em especial de países sul-americanos, como Bolívia e Paraguai - trabalha em oficinas de costura. Eles são explorados de tal forma que é possível observar vestígios de trabalho escravo, explicitados pelo fato de muitos trabalharem de forma ilegal em nosso país. Nessa população com alta vulnerabilidade, verifica-se alta frequência de crianças com carências nutricionais, já que o trabalho das mães as impede de cuidar adequadamente dos filhos. Buscou-se solucionar essa situação por meio de um projeto que mediasse as relações entre essa população necessitada e a Unidade Básica de Saúde da região, de forma a criar uma fonte de informação, sob a forma de uma cartilha, para instruir essas mães imigrantes quanto aos seus direitos nas políticas de saúde brasileiras e ao seu papel no desenvolvimento dos filhos, no contexto da participação de alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa no Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde).

Keywords : Imigração Ilegal; Bolívia; Cuidado da Criança; Educação em Saúde; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese