SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Medical training for breaking bad news: review of the literatureBrazilian abortion law: knowledge in medical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

MELLO, Denise Ribeiro Barreto; LEITE, Ligia Costa; CAMPOS, Maria das Graças Sepúlveda Campos e  and  ALVES FILHO, Roberto Carvalho. Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 234-242. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400012.

O ensino médico tem sido alvo, nas últimas décadas, de permanente reflexão, mudanças e transformações, principalmente no que tange à revalorização da humanização do ensino e da atividade médica. Inserindo-se no bojo destas discussões e ações, este artigo relata a experiência da inclusão de temas humanísticos no currículo médico que vem ocorrendo na Faculdade de Medicina de Campos/RJ (FMC) desde a década de 1990 e que, avançando neste processo, em 2009 e nos anos subsequentes, implementou a disciplina de Habilidades Médicas, subdividida em módulos. Um deles é o módulo Conversas Médicas, que propõe a reflexão e ampliação da discussão sobre as competências ético-moral, técnica e emocional da atividade médica, esta essencialmente relacional. A implementação da metodologia requereu um esforço interdisciplinar para trabalhar com métodos diversificados com vistas a estabelecer uma relação que transcende o modelo tradicional de ensino. Esta proposta surge das inquietações de profissionais envolvidos na formação médica com o intuito de valorizar os seres humanos envolvidos no cotidiano da atividade médica.

Keywords : Mudanças no Ensino Médico; Humanização; Psicologia Médica; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese