SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Soaring to new heights: the experience of expanding the dialog between psychology and medicineRevealingfacts, senses, affections and actions of the "hazing" in a medical school: a narrative of experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

ALMEIDA, Margareth Aparecida Santini de et al. Legislação brasileira relativa ao aborto: o conhecimento na formação médica . Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 243-248. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400013.

O aborto faz parte da realidade brasileira e deve ser abordado pelos programas públicos de saúde e enfatizado na formação dos profissionais da área. Este trabalhou buscou identificar e comparar o conhecimento da legislação brasileira relativa ao aborto entre estudantes de curso médico, verificar entre os concluintes as abordagens recebidas com relação ao aborto durante o curso e discutir possíveis implicações para o desempenho profissional. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado a todos os estudantes do 1º e 6º ano do curso médico (90 alunos em cada turma) de uma Universidade pública do estado de São Paulo, e os dados foram analisados com o pacote estatístico SPSS, versão 17. Verificou-se que não há diferença entre o conhecimento dos alunos do 1º e 6º ano com relação aos casos previstos na legislação brasileira para a prática do aborto. Embora 87% dos concluintes mencionem ter recebido algum conteúdo a respeito do tema aborto, 72,7% não consideravam que esse conteúdo era suficiente para o conhecimento que deveriam ter na formação médica. Considera-se fundamental revisitar a formação médica que, além do conhecimento técnico, deve incorporar questões do direito sexual e reprodutivo na saúde da mulher.

Keywords : Educação Médica; Aborto Legal; Legislação; Saúde Reprodutiva; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese