SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Revealingfacts, senses, affections and actions of the "hazing" in a medical school: a narrative of experience"Who am I? Virus game": a game as a new virology teaching tool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. O pensamento freireano como superação de desafios do ensino para o SUS. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 255-263. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400015.

A construção histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) levou à adoção da Saúde da Família como estratégia central para diminuir a distância entre o ideal e o real. A formação dos profissionais é um desafio nesse contexto. Diversas iniciativas para mudanças significativas foram implementadas. O presente ensaio objetiva investigar esse contexto e mostrar a adequação da teoria freireana na construção de modelos pedagógicos crítico-reflexivos, com excelências técnica e social, mas em uma perspectiva ampliada dos processos de saúde.

Keywords : Educação Médica; Educação em Saúde; Saúde da Família; Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese