SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Freirean thinking how overcoming to education in SUS's challengesMental health for primary care family doctors: a contribution to improve educational programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

ROSADAS, Carolina. "Quem sou eu? Jogo dos vírus": uma nova ferramenta no ensino da virologia . Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 264-268. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400016.

A grande quantidade de conteúdo a ser ministrado nas disciplinas da área médica torna muitas vezes os métodos tradicionais da pedagogia, calcados na metodologia meramente discursiva, extremamente monótonos e desinteressantes para os alunos. Assim, o desenvolvimento de métodos alternativos para a prática do ensino se torna necessário. O presente trabalho visa a apresentar um jogo educacional desenvolvido para atuar como ferramenta adicional no ensino de virologia. O jogo "Quem sou eu? Jogo dos vírus" é um jogo de tabuleiro no qual os participantes devem adivinhar os vírus apresentados com base em dicas fornecidas pelo mediador. Como o tabuleiro foi desenhado a partir das etapas da replicação viral, os jogadores adquirem conhecimentos básicos de virologia, além dos conhecimentos específicos dos vírus em questão. Além disso, o jogo funciona como um grande motivador dos discentes.

Keywords : Ensino; Virologia; Educação Médica; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese