SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Mental health for primary care family doctors: a contribution to improve educational programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto  and  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação . Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp.280-288. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400018.

O curso de medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) adota um currículo integrado, orientado por competência, em que a avaliação do desempenho dos estudantes recai sobre aspectos cognitivos, habilidades e atitudes. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as concepções dos professores dessa Instituição a respeito da avaliação. Para tanto, realizou-se a filmagem de 12 Exercícios de Avaliação da Prática Profissional (Eapp). Para a análise dos discursos, utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, que se baseia em princípios hermenêutico-dialéticos. Foram identificadas diferentes concepções de avaliação, desde a mais tradicional até a mais crítica e reflexiva. Concluiu-se que o Eapp é um espaço privilegiado para avaliar o desempenho dos estudantes e problematizar a prática avaliativa dos professores.

Keywords : Educação Médica; Ensino; Avaliação da aprendizagem; Currículo; Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License