SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Mental health for primary care family doctors: a contribution to improve educational programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto  and  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação . Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 280-288. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400018.

O curso de medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) adota um currículo integrado, orientado por competência, em que a avaliação do desempenho dos estudantes recai sobre aspectos cognitivos, habilidades e atitudes. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as concepções dos professores dessa Instituição a respeito da avaliação. Para tanto, realizou-se a filmagem de 12 Exercícios de Avaliação da Prática Profissional (Eapp). Para a análise dos discursos, utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, que se baseia em princípios hermenêutico-dialéticos. Foram identificadas diferentes concepções de avaliação, desde a mais tradicional até a mais crítica e reflexiva. Concluiu-se que o Eapp é um espaço privilegiado para avaliar o desempenho dos estudantes e problematizar a prática avaliativa dos professores.

Keywords : Educação Médica; Ensino; Avaliação da aprendizagem; Currículo; Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese