SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Saúde mental para médicos que atuam na estratégia saúde da família: uma contribuição sobre o processo de formação em serviço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto  e  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação . Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp.280-288. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400018.

O curso de medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) adota um currículo integrado, orientado por competência, em que a avaliação do desempenho dos estudantes recai sobre aspectos cognitivos, habilidades e atitudes. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as concepções dos professores dessa Instituição a respeito da avaliação. Para tanto, realizou-se a filmagem de 12 Exercícios de Avaliação da Prática Profissional (Eapp). Para a análise dos discursos, utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, que se baseia em princípios hermenêutico-dialéticos. Foram identificadas diferentes concepções de avaliação, desde a mais tradicional até a mais crítica e reflexiva. Concluiu-se que o Eapp é um espaço privilegiado para avaliar o desempenho dos estudantes e problematizar a prática avaliativa dos professores.

Palavras-chave : Educação Médica; Ensino; Avaliação da aprendizagem; Currículo; Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons