SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Acolhimento e Resolubilidade das Urgências na Estratégia Saúde da FamíliaComo se Sentem Pacientes Quando Examinados por Estudantes de Medicina? Um Misto entre Ambiguidades e Satisfações Encontradas em Estudo Qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BERNARDES, Caroline Arantes et al. Diagnóstico e Condutas Dermatológicas em uma Unidade Básica de Saúde. Rev. bras. educ. med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.88-94. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02782013.

A frequência de dermatoses é alta, apresentando grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Contudo, há poucas políticas públicas nesta área de saúde, e o tempo destinado ao ensino dermatológico na graduação médica é restrito.

Objetivos

Definir as hipóteses diagnósticas e as condutas mais frequentes adotadas nas consultas realizadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Métodos

Foram utilizados cadernos de registro de atendimento da UBS para análise de variantes como idade, sexo, diagnóstico, conduta e encaminhamento dos pacientes. Os dados foram analisados estatisticamente pelo programa SPSS 15.0.

Resultados

As hipóteses diagnósticas mais frequentes foram: eczemas, tumores benignos, transtornos pigmentares, onicopatias, infecções fúngicas, bacterianas e virais, lesões acneiformes foliculares e eritematodescamativas.

Conclusão

As hipóteses diagnósticas mais frequentes nas consultas de um médico generalista diferem daquelas feitas pelo especialista. Os resultados deste estudo deverão promover uma discussão sobre o ensino da Dermatologia nos cursos de Medicina.

Palavras-chave : Ensino; Dermatologia; Atenção Primária à Saúde; Currículo; Serviços Básicos de Saúde; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )