SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3OSCE para Competências de Comunicação Clínica e Profissionalismo: Relato de Experiência e Meta-AvaliaçãoExperiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARDOSO, Danielly Santos dos Anjos; OLIVEIRA, Janine Melo de; COSTA, Laís de Miranda Crispim  e  ROZENDO, Célia Alves. Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo. Rev. bras. educ. med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.442-449. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00012015.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso do portfólio coletivo como instrumento da aprendizagem reflexiva, com base na experiência de um grupo tutorial multidisciplinar no PET/Vigilância em Saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Optou-se por trabalhar com o portfólio coletivo como um dos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem reflexivo dos estudantes, na intenção de contribuir para divulgar instrumentos que facilitem esse processo em grupos tutoriais. A organização e a apresentação do portfólio coletivo foram norteadas pelo Arco de Charles Maguerez numa perspectiva problematizadora, abrangendo cinco sessões: vivência no serviço, atividades de ensino, pesquisa, extensão e relatório. Graças a essa experiência, foi possível identificar que o portfólio tem sido um instrumento facilitador para a construção do aprendizado do estudante e do grupo, permitindo o registro crítico e reflexivo do caminho percorrido e da aprendizagem significativa, estimulando a comunicação, a integração e as relações estabelecidas no grupo, além das sensações e emoções do que foi vivenciado.

Palavras-chave : Aprendizagem; Ensino; Vigilância em Saúde Pública; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )