SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1The Role of Group Psychotherapy in the Training of Psychiatry ResidentsActive Methods in Physical Therapy: Intereliability Study of the Osce Method índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MAEYAMA, Marcos Aurélio; CUTOLO, Luiz Roberto Agea; CHAVES, Marcos Vinícius  y  BARNI, Rafael dos Santos. Projeto Sérgio Arouca: Relato de Experiência. Rev. bras. educ. med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.118-127. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e02312014.

Historicamente, a formação médica encontra-se voltada para o tradicional modelo biomédico. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina, aprovadas em 2001, indicam a necessidade de ajustar a formação de recursos humanos ao serviço, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Em conformidade com tais Diretrizes, o governo federal elabora, em 2005, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), com o objetivo de favorecer a formação de profissionais adequados às perspectivas da Atenção Básica. Em 2009, no contexto do Pró-Saúde e inspirados pelo Projeto Rondon, professores do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) criam o Projeto Sérgio Arouca, uma iniciativa que visa à atuação na Atenção Básica de municípios carentes do Estado de Santa Catarina. O presente relato baseia-se em participações de acadêmicos de Medicina e objetiva demonstrar o quanto estas experiências foram enriquecedoras para a formação profissional e a construção de uma nova visão da prática médica, enfrentando situações e cenários distintos dos vivenciados no cotidiano na universidade.

Palabras clave : Assistência Integral à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Humanização da Assistência; Promoção da Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )