SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Fatores Associados à Qualidade de Vida de Docentes da Área da SaúdePercepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CASTELLS, Maria Alicia; CAMPOS, Carlos Eduardo Aguilera  e  ROMANO, Valéria Ferreira. Residência em Medicina de Família e Comunidade: Atividades da Preceptoria. Rev. bras. educ. med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.461-469. ISSN 1981-5271.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e02862014.

Este artigo aborda a prática da preceptoria nos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade no município do Rio de Janeiro. Por meio de um estudo sobre a preceptoria nestes programas, com base na percepção do preceptor em relação as suas atividades cotidianas, construiu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se a técnica de grupo focal. Ocorreram três grupos focais com 15 preceptores de quatro diferentes programas do município do Rio de Janeiro. Após transcritas as falas, foi realizado o agrupamento temático e a análise de conteúdo, segundo Bardin14. Nos resultados do estudo, observou-se que a agenda de trabalho do preceptor é pouco estruturada, ficando sujeita à presença de várias demandas externas a sua atividade de formação. Assim, nesta agenda foram identificadas atividades educacionais, de gestão, além de atividades referentes à responsabilidade técnica das Clinicas de Família. Na relação com o residente, a supervisão do atendimento clínico individual é destacada como a atividade central da preceptoria, fazendo crer que ocorra certa restrição no olhar sobre o campo ampliado da saúde.

Palavras-chave : Internato e Residência; Tutoria; Educação Médica; Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )