SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4The Evolution of Medical Students’ Interest in Primary Healthcare throughout their Degree CourseTraining and Practice of the Medicine Teacher: a Study Performed at the Federal University of Rondônia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

HERMES, Fabiola Chesani; CUTOLO, Luiz Roberto Agea  y  MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. A Concepção de Estudantes de Fisioterapia que Participam do Ensino Baseado em Problemas sobre o Processo Saúde-Doença. Rev. bras. educ. med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.627-634. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01202015.

O objetivo deste ensaio foi investigar a concepção dos docentes e discentes fisioterapeutas que participam do Ensino Baseado em Problemas (PBL) sobre o processo saúde-doença. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, por meio do estudo de caso numa escola de ensino superior de Fisioterapia em Portugal. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Os dados coletados foram analisados pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram as categorias saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar, saúde relacionada aos determinantes sociais e a percepção do sujeito. É possível no PBL uma prática pedagógica em prol de uma formação mais humana e crítica, desde que seja vivenciado enquanto método ativo de ensino nos moldes apontados na literatura.

Palabras clave : Processo Saúde-Doença; Ensino Baseado em Problemas; Educação Médica; Fisioterapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )