Dolev et al
16. Use of fine Art to Enhance Visual Diagnostic skills / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental randomizado prospectivo com pré e pós-teste quantitativo com 176 estudantes 1º ano de medicina. Observação e descrição de pinturas e correlação com características diagnósticas visuais em fotografias de pacientes |
Pretorius et al
17Is it Impressionism or Is It Medicine?/ EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental qualitativo com 140 estudantes de medicina. Palestra sobre elementos presentes em um quadro e sua correlação com a saúde e a condição socioeconômica do indivíduo retratado e posterior análise descritiva de outras obras pelo estudante |
Naghshineh et al
26Formal Art Observation Training Improves Medical Students’ Visual Diagnostic Skills/ EUA |
Artes visuais |
Estudo prospectivo parcialmente randomizado com pré e pós-teste e avaliação qualitativa com 58 estudantes do 1º e 2º ano de medicina e odontologia. Análise de obras de arte em museu seguido por descrição de características visuais necessárias para o diagnóstico. |
Jasani & Sacks18Utilizing Visual Art to enhance the Clinical Observation Skills of Medical Students /EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental com pré e pós-teste quantitativo e qualitativo com 110 estudantes do 3º ano de medicina. Observação e descrição de pinturas e correlação com características diagnósticas visuais em fotografias de paciente |
Bell & Evans19Art, Anatomy and Medicine: Is There a Place for Art in Medical Education?/ Reino Unido |
Artes visuais |
Estudo experimental com pré e pós-teste. Quantitativo e qualitativo com 12 estudantes do 1ºano de medicina. Seminários sobre elementos visuais presentes em pinturas, seguidos por discussão da importância da arte e sessões de desenho e análise de obras de pintores. |
Bardes, et al
20Learning to look: developing clinical observational skills at an art museum / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental com pré e pós-teste Quantitativo e qualitativo, com 8 estudantes do 1º, 2º e 4º ano de medicina. Observação e descrição de pinturas e correlação com características diagnósticas visuais em fotografias de paciente. |
Friedlaender & Friedlaender22Art in Science: Enhancing Observational skills / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental randomizado com pré e pós-teste. Quantitativo com 90 estudantes de medicina. Análise de obras de arte em museu seguido por descrição de características visuais necessárias para o diagnóstico. |
Braverman28To see or not to see: How visual training can improve observational skills / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental qualitativo, 2 grupos de estudantes do 1º ano de medicina. Observação de pinturas e descrição dos elementos de maior e menor importância seguida de interpretação do quadro. |
Kidd et al
27Using visual art an collaborative reflection to explore medical attitudes toward vulnerable persons / Canadá |
Artes visuais |
Estudo experimental pré e pós-teste. Quantitativo e qualitativo com estudantes de medicina, pesquisadores e profissionais da saúde (n=20). Palestras relacionando artes visuais e diagnóstico físico seguido de descrição, realizada pelos estudantes, de casos clínicos apresentados. |
Gurwin et al
21A randomized controlled study of art observation training to improve medical student ophthalmology skills / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental randomizado com 36 estudantes do 1º ano de medicina. Análise de obras de arte em um museu seguido por descrição de características visuais necessárias para o diagnóstico |
Finn et al
30The impact of color and role on retention of knowledge. A body-painting study within undergraduate medicine / Reino Unido |
Artes visuais |
Estudo experimental randomizado com 117 estudantes do 1º ano de medicina. Pintura do corpo (utilizando cores e preto e branco). |
Tapajós 25HIV/AIDS in visual arts: applying discipline-based art education (DBAE) to medical humanities / Brasil |
Artes visuais |
Estudo experimental qualitativo com 50 estudantes de medicina do 2º ano ao 6 ano medicina. Curso em módulos: artes gráficas, artes plásticas, fotografia e memorial AIDS. |
Shankar 23Student feedback on the use of paintings in Sparshanam, the Medical Humanities Module at Kist Medical College. / Nepal |
Artes visuais |
Estudo experimental quantitativo e qualitativo com 100 estudantes do 1º ano de medicina. Análise de pinturas com reflexão e elaboração de narrativas, música, poema ou role play. |
Moore et al
31Developing observational skills and knowledge of anatomical relationship using plastinated specimens / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental qualitativo com 5 estudantes do 1º ano de medicina. Workshop dividido em 3 sessões: palestra sobre técnica básica de desenho de estruturas do corpo; perspectivas e proporções do rosto humano; importantes artistas anatomistas do Renascimento. |
Elder et al
48The Art of Observation: Impact of a Family Medicine and Art Museum Partnership on Student Education / EUA |
Artes visuais |
Estudo experimental qualitativo com 17 estudantes do 2º ano de medicina. Análise de obra de arte em um museu, seguido por descrição de características visuais necessárias para o diagnóstico. |
McMenamin 29Body Painting as a Tool in Clinical Anatomy Teaching / Austrália |
|
Estudo experimental qualitativo e quantitativo com 217 estudantes de medicina. Pinturas de estruturas anatômicas sobre um modelo vivo (alunos foram encorajados a alternar entre pintura e atuação como modelo). |
Arjmand 36The Use of Narrative in Medical Education / EUA |
Narrativa |
Estudo qualitativo com 5 estudantes do 4º ano de medicina. Curso para aprimorar habilidades narrativas sobre temas ligados à comunicação médico-paciente. |
Miller et al
34Sounding Narrative Medicine: Studying Students Professional Identity Development at Columbia University / EUA |
Narrativa |
Estudo qualitativo com 130 estudantes do 2º ano de medicina. Seminários sobre narrativa (textos relacionados com medicina intensiva) seguidos de discussão e transcrição de experiências. |
Easton 35How medical teachers use narratives in lectures: a quality study / Reino Unido |
Narrativa |
Estudo experimental qualitativo com estudantes do 1º ano de medicina. Narrativas baseadas na transcrição das gravações de áudio de palestras médicas. |
Van Winkler et al
37Use of poems Written by Physicians to Elicit Reflection by Students in a Medical Biochemistry Course / EUA |
Poemas |
Estudo experimental qualitativo com 196 estudantes do 1º ano de medicina. Associação entre elementos presentes em poemas e valores humanísticos e discussão sobre dissonâncias de opiniões em grupo. |
Shapiro et al
32Teaching Empaty to First year Medical Students: Evaluation of an Elective Literature and Medicine Course / EUA |
Narrativas e poemas |
Estudo experimental randomizado com pré e pós teste. Qualitativo e quantitativo com 16 estudantes do 1º ano de medicina. Seminários sobre narrativa seguidos de transcrição de experiências. |
Jacobson et al
33A literature and medicine special study module run by academics in general practice: two evaluation and the lessons learnt / Reino Unido |
Narrativa |
Estudo experimental qualitativo com 8 estudantes do 3º ano de medicina. Seminários sobre narrativa seguidos de discussão e transcrição. |
Reilly et al
36Using Theater to Increase Empathy Training in Medical Students / EUA |
Teatro |
Estudo experimental qualitativo com 167 estudantes do 1º ano de medicina. Workshop de teatro (uso de jogos de teatro, fotografia e escrita reflexiva) para construir empatia/autorreflexão. |
Ünalan et al
39Using theatre in education a traditional lecture oriented medical curriculum / Turquia |
Teatro |
Estudo experimental qualitativo e quantitativo com 49 estudantes de medicina. Curso preparatório de 2 semanas para escrever diferentes cenários dramatizados sobre tema de medicina, desempenho teatral seguido de discussão. |
Jacobsen et al
40Analysis of role-play in medical communication training using a theatrical device the fourth wall / Suécia |
Teatro |
Estudo experimental qualitativo com 30 estudantes do último ano de medicina. Workshop filmado com a utilização de role-play e técnica conhecida como a “quarta parede”, seguida da análise do material filmado. |
Klemenc-Ketis & Kersnik 43. Using movies to teach professionalism to medical students / Eslovênia |
Cinema |
Estudo experimental qualitativo com 11 estudantes do 4º ano de medicina. Curso de 4 meses sobre profissionalismo com exibição de filmes sobre temas escolhidos pelos estudantes, seguidos de discussão e apresentação escrita e oral. |
Landsberg 42Vendo o outro através da tela: cinema, humanização da educação / Brasil |
Cinema |
Estudo experimental qualitativo e quantitativo com 34 estudantes do 1º e 6º período de medicina. Projeção de filmes seguido de discussão multidisciplinar com presença de psicanalista e profissional do cinema. |
Figaredo & Garcia 41El cine como herramienta em la docencia de Psiquiatria / Cuba |
Cinema |
Estudo qualitativo com 43 estudantes do 5º ano de medicina. Projeção de filmes (1vez por semana) relacionado ao conteúdo do programa da disciplina de Psiquiatria, após palestra introdutória e antes do seminário correspondente. |