2014 / Kesselheim et al. (8) |
Virtude intrínseca à prática da medicina |
Humanismo; integridade; excelência; compaixão; altruísmo; respeito; empatia e compromisso |
Estudo de casos, currículo oculto, feedback
|
2015 / Cummings et al. (9) |
Não define |
Não menciona |
Ensina por meio de conferências, simulação e discussão de casos clínicos. Não avalia |
2015 / Jameel et al. (10) |
Contrato social não escrito entre o médico e a sociedade (2). Aquisição e manutenção de competência por meio da carreira e valores como honestidade, integridade, moral, responsabilidade e altruísmo (2) |
Confidencialidade, responsabilidade, respeito ao próximo, honestidade, relações com pacientes, cuidado, altruísmo, relação com outros, manejo de conflito de interesse |
Feedback, estudo de casos. Na avaliação, utiliza múltiplos Osce, que avaliam os domínios, e avaliação escrita |
2015 / Khandelwal et al. (11) |
É uma das seis competências do ACGME; não menciona definição própria |
Responsabilidade, autocontrole e adaptabilidade; relações com a faculdade, estudantes, preceptores e pacientes, princípios médicos; relação com outros membros da equipe de saúde |
Workshop, um programa de sala de aula invertido que foca a aplicação de princípios de profissionalismo a cenários desafiadores da vida real, incluindo questões relacionadas à mídia social. Feedback
|
2015 / Kung et al. (12) |
O profissionalismo é a base do contrato do médico com a sociedade (2) |
Altruísmo, dever, responsabilidade, justiça, honra. integridade, respeito |
Ensina por meio de prática reflexiva e sessões individuais |
2015 / Ning-Zi Sun et al. (13) |
Não define |
Cuidado, compaixão, presença, competência, compromisso, altruísmo e trabalho em equipe |
Modelagem |
2015 / Hultman e Wagner (14) |
A capacidade e vontade de aplicar conhecimento e habilidade para um bem social maior. Resultado de um compromisso pessoal com a ética e a conduta. É uma das seis competências do ACGME |
Integridade, moralidade e ética, trabalho em equipe, competência, compromisso, responsabilidade, autocontrole, altruísmo e autonomia |
Modelagem, leituras, clubes de revista. Avaliação por observação direta, feedback 360° e portfólios |
2016 / Byszewski et al. (15) |
Não menciona definição própria |
Não menciona |
Utiliza modelagem, currículo oculto. Na avaliação, faz uso de LEP (avaliação de aprendizagem de profissionalismo em seus domínios); *LEP: learning environment for profissionalism
|
2016 / Hochberg et al. (16) |
É um componente vital do treinamento cirúrgico. É uma das seis competências do ACGME; envolve habilidades pessoais e de comunicação |
Autocontrole, responsabilidade, trabalho em equipe, altruísmo, comunicação com o paciente e família, respeito às diversidades e excelência clínica |
Grupo de discussão, vídeos, minileituras role play. Na avaliação, utiliza Osce para avaliar os domínios |
2016 / Jauregui et al. (17) |
Profissionalismo é dinâmico, cultura específica. Sua definição permanece um desafio. Não há consenso. É uma das seis competências do ACGME |
Excelência clínica, humanismo, altruísmo, dever e serviço, honra e integridade, responsabilidade, respeito pelos outros |
Modelagem, questionário onde cada domínio é avaliado em uma escala de dez pontos – quanto esse fator contribuiu para o que entendo por profissionalismo? |
2016 / Coverdill et al. (18) |
Aceitabilidade e mérito no cuidado na passagem do trabalho para a equipe |
Cuidado, responsabilidade, confidencialidade, adaptabilidade e compromisso |
Modelagem |
2016 / Riveros et al. (19) |
Profissionalismo é um aspecto essencial da relação médico-paciente e da qualidade de saúde. É uma das seis competências do ACGME |
Comportamento ético, manejando conflitos de interesse, altruísmo, senso de dever, autoavaliação, aprendizado ao longo da vida e aceitando críticas |
Feedback de múltiplas fontes. Não avalia todos os domínios |
2017 / Kelly et al. (20) |
O constructo inclui características de personalidade, valores, atitudes e crenças ou qualidades desejáveis exibidas por trabalhadores durante sua atividade. É uma das seis competências do ACGME |
Humanismo, honestidade, integridade, cuidado, compaixão, altruísmo, empatia respeito pelos outros, dever e serviço |
Modelagem, leituras iterativas em grupos, discussão de casos, currículo oculto. Avalia por meio de feedback de múltiplas fontes, Osce e diário reflexivo |
2017 / Phillips e Dalgarno (21) |
Constructo de profissionalismo compreende uma pessoa virtuosa, ética, que tem compaixão e exerce a medicina de forma moral e competente (22) |
Compaixão, cuidado, dever, expertise médica, equilíbrio de emoções e empatia |
Modelagem, currículo oculto e informal; avaliação de caso clínico por meio de áudio ilustrativo, onde são avaliados os domínios |
2017 / Cendán et al. (23) |
Constructo complexo, dinâmico e multidimensional, compreendendo fatores individuais, aprendizagem de comportamentos, normas socioculturais e apresenta dimensões interpessoais e contextuais |
Confiabilidade, responsabilidade, autocontrole, adaptabilidade, relações com: faculdade, estudantes, preceptores e pacientes, outros membros da equipe, princípios médicos, compromisso com a bolsa de estudos e avanço no campo |
Sessões de orientação, plataforma móvel para avaliação de profissionalismo com feedback positivo e feedback de múltiplas fontes |
2017 / Brissette et al. (24) |
Relação entre médico e paciente que vem sofrendo mudanças nos últimos tempos com os avanços tecnológicos, com a explosão de informações, com a mudança na prestação dos cuidados de saúde e com o surgimento de campos de práticas mais complexos (25) |
Excelência clínica, humanismo, altruísmo, responsabilidade, dever e serviço, honra, integridade, respeito |
Modelagem dos estafes, membros da equipe de saúde da faculdade, currículo informal e oculto, sessões e leituras. Usa feedback no ensino e na avaliação, questionário online anônimo para feedback das atitudes dos alunos (survey monkey) |
2017 / Mitchel et al. (26) |
Não define |
Não menciona |
Ensina por meio de sessões de discussão com feedbacks diários. Avalia por meio de feedback sobre habilidade de comunicação e profissionalismo |
2017 / Domen et al. (27) |
Identidade profissional compreende valores e comportamentos desenvolvidos gradualmente ao longo da vida (28) |
Relacionamento interpessoal, enfrentando diferenças e preconceito, confidencialidade |
Modelagem, workshop com estudo de casos. Avaliação por questionário online anônimo (survey monkey) |