Implementação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade segundo gestores da Atenção Básica de São Paulo |
Lais Marques Coelho e Silva Lucilene Renó Ferreira Anderson da Silva Rosa Vanessa Ribeiro Neves13
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BDENF Acta Paul Enferm 2017 |
História oral, na modalidade temática, com narração mais restrita |
Analisar a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade segundo gerentes de Unidades Básicas de Saúde |
Evidenciou-se um processo incipiente de incorporação da cultura avaliativa de forma sistematizada e como subsídio para a melhoria contínua da qualidade na Atenção Básica. O PMAQ favoreceu a organização dos processos de trabalho e contribuiu para direcionar o olhar dos gestores à prática das equipes e à própria atuação. |
Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no Brasil |
Alaneir F. dos Santos; Délcio F. Sobrinho; Lucas L. Araujo; Cristiane da S. Diniz Procópio; Érica A. S. Lopes; Angela Maria de Lourdes D. de Lima Clarice M. R. dos Reis; Daisy Maria X. de Abreu; Alzira Oliveira Jorge; Antonio Thomaz Matta-Machado14
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MEDLINE Cad. Saúde Pública 2017 |
Estudo transversal |
Descrever a incorporação de TIC na atenção básica e sua associação com a qualidade, utilizando Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). |
O processo de incorporação de TIC está em curso no país, com uma parcela muito pequena das equipes de atenção básica possuindo um alto nível de incorporação. Este estudo constatou ainda que existe associação entre a incorporação de tecnologias de informação e a qualidade da atenção observada nos resultados obtidos na certificação de qualidade do PMAQ. |
Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e das equipes apoiadas |
José Patrício Bispo Júnior Diane Costa Moreira15
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PUBMED Cad. Saúde Pública 2017 |
Estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa |
Compreender e analisar como os processos de educação permanente são vivenciados pelos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das equipes de saúde da família (EqSF). Compreender como o apoio matricial, como estratégia de educação permanente, estava incorporado ao trabalho desses profissionais. |
Evidencia-se a não institucionalidade da educação permanente como política nos municípios estudados. A formação sobre o apoio matricial e o processo de trabalho do NASF mostrou-se frágil para os grupos, o que interfere na função de apoio e na gestão do cuidado. Foi evidenciada a diminuta atuação dos NASF como promotores de educação permanente para as equipes apoiadas. |
Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho |
Janaína Rocha de Sousa Almeida; Davi Oliveira Bizerril; Kátia de Góis Holanda Saldanha; Maria Eneide Leitão de Almeida16
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LILACS Revista da ABENO 2016 |
Metodologia problematizadora, pautada no referencial teórico de Paulo Freire |
Induzir mudanças nas diversas maneiras de agir dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). |
Obteve-se a construção do Manual de Promoção em Saúde Bucal e do Manual de Encaminhamentos para a Atenção Secundária em Odontologia |
PMAQ-AB: a experiência local para a qualificação do Programa Nacional |
Juliana Sampaio, Marina Nascimento de Moraes, Emanuella de Castro Marcolino, Israel Dias de Castro, Luciano Bezerra Gomes, Francisco de Sales Clementino17
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BDENF Rev enferm UFPE 2016 |
Estudo descritivo e analítico, tipo documental dos diários de campo das equipes que participaram da Avaliação Externa do PMAQ na PB |
Avaliar o processo de implantação do PMAQ no Estado da Paraíba a partir da experiência da equipe de avaliação externa. |
Ainda há um longo caminho para que as diretrizes do PMAQ sejam efetivadas na prática e que se torne um incentivo para a garantia do acesso e qualidade da atenção à saúde para a população brasileira. |
Educação Permanente no cotidiano da Atenção Básica no Mato Grosso do Sul |
Jacinta de Fátima Franco Pereira Machado, Alessandro Diogo De Carli, Vera Lúcia Kodjaoglanian, Mara Lisiane de Moraes dos Santos19 |
LILACS SAÚDE DEBATE 2015 |
Estudo observacional analítico transversal, de ordem multicêntrica, com a participação de Instituições de Ensino e Pesquisa do País e seguido pelo Ministério da Saúde |
Analisar as ações de Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica, na perspectiva de 184 equipes participantes da primeira fase do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) |
Os cursos presenciais foram mais prevalentes, seguidos por troca de experiência, teleducação, ensino à distância e tutoria/preceptoria, tanto na capital quanto no interior. As ações de planejamento e apoio à gestão foram mais prevalentes na capital. As ações de apoio da gestão estavam diretamente relacionadas com o planejamento e a organização do processo de trabalho. |
Atenção Básica e Educação Permanente em Saúde: cenário apontado pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) |
Hêider Aurélio Pinto, Alcindo Antônio Ferla, Ricardo Burg Ceccim, Alexandre R. Florêncio, Izabella Barison Matos, Mirceli Goulart Barbosa, Nilva Lucia Rech Stédile, Angelo Pagot Zortea20 |
LILACS Revista Divulgação em Saúde para debate 2014 |
Análise descritiva, com os dados tratados segundo sua frequência simples e percentuais de distribuição nos diferentes quesitos de resposta. |
Revisar as questões relacionadas com a política nacional de educação e desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde (SUS) e analisar questões relativas ao ensino-aprendizagem no cotidiano da Atenção Básica, |
Concluiu-se que a EPS teve expansão e abrangência importantes na Atenção Básica; que as equipes têm se conectado com ofertas formativas; ainda há evidência de processos educativos pontuais e de cunho informacional; e que as variações regionais de acesso às tecnologias de informação e comunicação são produzidas pelos problemas de infraestrutura, não pelo interesse e adesão. |