Rabinowitz, Diamond, Markham e Wortman (200826. Rabinowitz HK, Diamond JJ, Markham FW, Wortman JR. Medical School Programs to Increase the Rural Physician Supply: A Systematic Review and Projected Impact of Widespread Replication. Acad Med 2008 Mar; 83(3):235-43.) Academic Medicine |
Revisão sistemática |
Selecionados dez estudos (1972-2002). Seis universidades promoveram aumento de fixação em áreas rurais (de 53% a 64%). Destaque: Universidade de Minnesota e Universidade Thomas Jefferson com fixação de 87% e 79%, respectivamente, com permanência média de sete anos. |
1. Seleção de graduandos com valorização de local de origem e intenção de carreira. 2. Currículos com grande inserção rural - estágio prolongado, tempo mínimo de seis meses ou tempo integral obrigatório, nos últimos dois anos de formação médica. |
Wilson, et al. (200927. Wilson, NW, Couper ID, De Vries E, Reid S, Fish T, Marais BJ. A critical review of interventions to redress the inequitable distribution of healthcare professionals to rural and remote áreas. Rural Remote Health 2009; 9(1060):1-21.) Rural and Remote Health |
Revisão narrativa |
Selecionados 110 estudos (1995-2008). Resultados de cinco estratégias para fixação em áreas rurais e remotas. Nenhum estudo com evidência convincente. Evidências fortes apenas para a seleção de estudantes (origem rural como critério isolado com evidências mais fortes - OR de 2,5 a 3,5; intenção de carreira ao iniciar graduação e gênero feminino, este último com impacto negativo) e programa de residência vinculado (evidência mais forte). Estágios/internatos rurais com condições de prática clínica qualificada (evidências moderadas). |
1. Seleção de estudantes de origem rural. 2. Currículos com prática clínica prolongada em comunidades rurais, com boa infraestrutura e preceptoria experiente. 3. Preceptoria qualificada em especialidades ligadas à APS. |
Barrett, Martin, Lipsky e Lutfiyya (201128. Barrett F, Martin MLS, Lipsky S, Lutfiyya MN. The impact of rural training experiences on medical students: a critical review. Acad Med 2011 Feb; 86(2):258-63.) Academic Medicine |
Revisão narrativa |
Selecionados 72 estudos (1966-2009). Associação entre a qualidade do treinamento rural e a escolha de uma especialidade de APS (89% de estudos); três vezes mais chances de trabalho futuro em áreas rurais, quando comparado à média nacional (31% dos estudos). Poucos estudos, com resultados inconclusivos, sobre a permanência nestas áreas (6% dos estudos). |
1) Programas de graduação inseridos em áreas rurais. |
Crampton, McLachlan e Illing (201337. Crampton PES, McLachlan JC, Illing JC. A systematic literature review of undergraduate clinical placements in underserved áreas. Med Educ 2013;47:969-78.) Medical Education |
Revisão sistemática |
Selecionados 54 artigos, maioria do Canadá e da Austrália - contexto rural (1991-2011). Escolas localizadas em áreas desassistidas promoveram aumento da fixação de profissionais em área rural; a maioria (mas não exclusivamente) era composta de médicos com origem rural. Estudos não foram conclusivos em relação à permanência em longo prazo e nem sobre os impactos em cidades de pequeno porte. Houve melhorias na formação (conhecimento clínico, confiança, habilidades interpessoais) e equivalência nas competências clínicas entre escolas rurais e as tradicionais, em alguns estudos escolas rurais com melhores escores em habilidades clínicas e relacionais. |
1) Treinamento com estágios prolongados (duração com cerca de dois anos) em APS realizados em áreas rurais e áreas urbanas desassistidas. 2) Corpo de preceptores com qualificação e experiência em APS, Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Medicina Rural. |
Viscomi, Larkins e Gupta (201329. Viscomi MH, Larkins S, Gupta TS. Recruitment and retention of general practitioners in rural Canada and Australia: a review of the literature. Can J Rural Med 2013;18(1):13-23.) Canadian Journal of Rural Medicine |
Revisão narrativa |
Selecionados 86 estudos (2002-2012) - maioria do Canadá e da Austrália. Estudos com médicos de família que atuam em áreas rurais e/ou remotas mostraram que os fatores educacionais mais importantes (estudos com escores de qualidade mais altos) foram: programas de preparação para alunos do ensino médio (EM) procedentes de áreas rurais; seleção de estudantes (origem rural, mais velhos, masculino, companheiro(a) de origem rural); currículos baseados na comunidade; estágios com maior duração; campi em áreas rurais; experiências clínicas qualificadas sob preceptoria de MFC. Alguns estudos mostraram que a qualidade das experiências rurais pode atrair os estudantes de origem urbana. |
1) Programas de preparação de estudantes desde o EM e seleção de estudantes de origem rural e/ou que cursaram o EM e/ou que tenham vivido por, no mínimo, seis anos nessas áreas. 2) Experiências positivas em disciplinas eletivas de MFC desenvolvidas em regiões rurais, com exposição a conteúdos eletivos rurais apropriados, docentes atuando como boas referências e estudantes alcançando uma compreensão das necessidades das comunidades rurais. |
Farmer, Kenny, McKinstry e Huysmans (201530. Farmer J, Kenny A, McKinstry C, Huysmans RD. A scoping review of the association between rural medical education and rural practice location. Hum Resour Health 2015;13(27):1-15. doi: 10.1186/s12960-015-0017-3. https://doi.org/10.1186/s12960-015-0017-...
) Human Resources for Health |
Revisão integrativa |
Selecionados 37 estudos (2000-2012). Evidências de que a exposição rural durante a graduação médica (ciclo básico e internato) aumentou a probabilidade de trabalho em área rural, com médias acima das nacionais (de 26% a 67%). A duração das atividades em áreas rurais foi apontada como importante fator, porém poucos estudos (três) mostraram uma proporção entre o aumento do tempo de experiências rurais e o aumento da fixação. |
1) Origem rural é considerada o preditor isolado mais forte para a prática rural. 2) Graduação em área rural e com maior tempo de experiência clínica nessa área. |
Myhre, Bajaj e Jackson (201531. Myhre DL, Bajaj S, Jackson W. Determinants of an urban origin student choosing rural practice: a scoping review. Rural Remote Health 2015;15(3483):1-10.) Rural and Remote Health |
Revisão integrativa |
Selecionados 17 estudos (1970 a 2014). O fator mais determinante para os estudantes de origem urbana foi o financeiro, seguido do educacional. O incentivo financeiro foi associado a recrutamento (80% de estudantes acumulam alta dívida), e muitos optam por pequenas cidades próximas a grandes centros pelas oportunidades de trabalho. A educação também exerce grande influência, sobretudo a qualidade da escola preparatória para seleção, aumentando o interesse dos alunos, as características do ensino médico e o perfil de qualificação dos docentes/preceptores. |
1) Qualidade da escola preparatória para a seleção dos alunos. 2) Perfil e experiência dos docentes/preceptores. 3) Relação entre o aluno e o preceptor. 4) Duração do contato com os usuários e a comunidade. 5) Infraestrutura local. 6) Valorização e estímulo institucional para alunos de origem urbana com interesse nessas áreas. |
Goodfellow et al. (201632. Goodfellow A, Ulloa JG, Dowling PT, Talamantes E, Chheda S, Curtis B et al. Predictors of primary care physician practice location in underserved urban or rural areas in the United States: a systematic literature review. Acad Med 2016;91(9):1313-21. doi: 10.1097/ACM.0000000000001203. https://doi.org/10.1097/ACM.000000000000...
) Academic Medicine |
Revisão sistemática e metanálise |
Selecionados 72 estudos (2007 a 2015). Os preditores de fixação em áreas desassistidas rurais e urbanas encontrados nos estudos foram os aspectos pessoais (19 estudos): ter crescido em área rural (sete estudos, 1,7 vez mais chance de fixação), étnicos (14 estudos) e participação em programas de Medicina Internacional (12 estudos com poucas evidências). E currículos orientados para comunidade e APS, em áreas urbanas carentes (oito estudos) e em áreas rurais (12 estudos), com média de fixação de 53% a 67%, com forte associação entre o local da graduação e o trabalho, 51% dos médicos trabalhando no mesmo estado onde se graduaram. Um estudo mostrou dez vezes mais chance de fixação de estudantes desses programas. Participar de programas de incentivo financeiro com redução de dívidas associado a trabalho compulsório (cerca de dois anos) é forte preditor para curto prazo. |
1) Tipo da seleção das escolas, favorecendo a admissão de estudantes que cresceram em áreas desassistidas, rurais ou urbanas ou cursaram o EM nesses locais. 2) Localização das escolas em áreas rurais (campi-satélites) ou áreas urbanas carentes. 3) Currículos baseados na comunidade e com foco em APS, que permitam aproximação dos estudantes com essas comunidades. |
Reeve et al. (201633. Reeve C, Torres W, Ross SJ, Mohammadi L, Halili Junior SB, Cristobal F et al. The impact of socially-accountable health professional education: a systematic review of the literature. Med Teach 2016;39(1):67-73. doi: 10.1080/0142159X.2016.1231914. https://doi.org/10.1080/0142159X.2016.12...
) Medical Teacher |
Revisão sistemática |
Selecionados 22 estudos. Escolas com responsabilidade social (Sahpe) promoveram impactos positivos na qualidade da formação (dez estudos), na força de trabalho mediante maior fixação (seis estudos) e na saúde da comunidade local (cinco estudos). Formação (cinco estudos) - equivalência da qualidade de formação clínica em quatro estudos e maior efetividade ante as necessidades da população em relação às escolas da metrópole. Saúde das comunidades: um estudo com melhoria do acesso, dois estudos com mudanças positivas no comportamento da população e um estudo com redução da mortalidade infantil. Força de trabalho (seis estudos) com maior retenção e melhoria na qualidade dos profissionais. |
1) Processos de seleção valorizando alunos de origem de áreas rurais e aqueles de minorias carentes e excluídas. 2) Estratégias para evitar a evasão desses alunos. 3) Estratégias formais de integração com a comunidade local e a rede de serviços e saúde. 4) Educação baseada em práticas qualificadas de imersão prolongada nessas comunidades. 5) Desenvolvimento de projetos educacionais definidos pelas necessidades da comunidade. |
Guilbault e Vinson (201736. Guilbault RWR, Vinson JA. Clinical medical education in rural and underserved areas and eventual practice outcomes: a systematic review and meta-analysis. Educ Health 2017;30:146-55.) Education for Health |
Revisão sistemática e metanálise |
Estudantes de escolas localizadas em áreas desassistidas têm três vezes mais probabilidade (RR = 2,94) de trabalhar nessas áreas em relação àqueles de outras localidades. Estudantes de escolas localizadas em áreas desassistidas têm quatro vezes mais probabilidade (RR = 4,35) de trabalhar em APS em relação àqueles de outras localidades. |
1) Grande número de estudantes pertencentes a minorias excluídas. 2) Currículos com metodologias de problematização e atividades em áreas rurais desde o ciclo básico do curso, com complexidade crescente. 3) Preceptores com experiência em MFC/APS. 4) Campi-satélites em áreas rurais com estágios rotativos de 12 semanas a 32 semanas, no terceiro e quarto ano do curso. |