SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Natural resistance of nine woods of Brazilian semi-arid region to wood-destroying fungi under laboratory conditionsAvifaunal inventory of the "Zona da Mata" of Minas Gerais: Goianá and Rio Novo, with some records for Coronel Pacheco and Juiz de Fora municipalities índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Árvore

versión impresa ISSN 0100-6762

Resumen

PERALTA, Regina Célia Gonçalves; MENEZES, Eurípedes Barsanulfo; CARVALHO, Acácio Geraldo  y  AGUIAR-MENEZES, Elen de Lima. Taxas de consumo de madeira de espécies florestais por térmitas subterrâneos (Isoptera) sob condições de campo. Rev. Árvore [online]. 2004, vol.28, n.2, pp. 283-289. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622004000200015.

Térmitas são bem conhecidos por sua capacidade de danificar e destruir madeira e produtos derivados nos trópicos e subtrópicos. Um teste de campo foi realizado para avaliar as diferenças no consumo de madeira de Pinus sp. e de três espécies de Eucalyptus por térmitas subterrâneos. O teste consistiu de estacas de madeira de cada espécie, que foram inicialmente submetidas à imersão em água por 0, 24, 48 e 72 horas, e enterradas no solo para infestação natural por térmitas subterrâneos por um período de 30, 45 e 60 dias. Três espécies de térmitas subterrâneos foram identificadas: Heterotermes longiceps (Snyder), Coptotermes gestroi (Wasmann) (Isoptera: Rhinotermitidae), e Nasutitermes jaraguae (Holmgren) (Isoptera:Termitidae). Este é o primeiro registro da ocorrência de H. longiceps no estado do Rio de Janeiro. Embora a taxa de consumo de madeira não se correlacionou significativamente com a densidade da madeira, houve uma tendência das madeiras macias (E. robusta e Pinus sp.) serem mais consumidas do que as madeiras duras (E. pellita e E. urophylla). Entre os eucaliptos, E. robusta mostrou ser mais susceptível ao ataque de térmitas subterrâneos do que E. pellita e E. urophylla.

Palabras llave : Insecta; Rhinotermitidae; Termitidae; resistência da madeira a térmitas; Eucalyptus; Pinus.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés