SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Cement-bonded particleboard of Hevea brasiliensis Müll. Arg.Recovery of soils contaminated by organochlorine pesticides in Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, RJ, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Árvore

versión impresa ISSN 0100-6762

Resumen

MACHADO, Carlos Cardoso et al. Comportamento ambiental de solos e misturas solo lama-de-cal. Rev. Árvore [online]. 2004, vol.28, n.3, pp. 459-464. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622004000300017.

O presente estudo buscou observar o comportamento de solos em seu estado natural e em misturas, em diferentes teores, com o resíduo sólido industrial denominado lama-de-cal. A pesquisa foi conduzida com amostras de solos típicas da região de Alagoinhas, Bahia-Brasil. A análise química por via úmida e espectrofotometria de absorção atômica foram usadas para obter a classificação do resíduo sólido industrial. Testes de solubilização, lixiviação, analise de raios X e microscopia eletrônica de varredura foram executados. Os resultados indicaram que a lama-de-cal não é inerte, mas com grande capacidade de retenção de metais pesados, em grande parte devido à presença de caulinita e goethita na fração argila dos solos.

Palabras llave : Solos; resíduo sólido industrial; lama-de-cal; comportamento ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés