SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue5Sustainable management for floodplain forest in eastern amazonaEvaluation of methods of site index curve ajustment in thinned eucalypt stands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

DIAS, Andrea Nogueira et al. Emprego de um modelo de crescimento e produção em povoamentos desbastados de eucalipto. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.5, pp. 731-739. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000500008.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do modelo de Clutter em povoamentos desbastados de eucalipto. Esta pesquisa foi desenvolvida com dados da empresa Copener Florestal Ltda., atualmente Bahia Pulp, no Município de Alagoinhas, BA. Os dados utilizados fazem parte de um experimento de desbaste implantado em povoamentos de eucalipto, empregando-se o esquema de blocos casualizados constituídos de quatro tratamentos e repetidos em três locais diferentes, perfazendo 48 parcelas com área média de 2.600 m2 cada uma. As parcelas foram medidas aos 27, 40, 50, 58, 61 e 76 meses de idade, e aos 58 meses realizou-se o desbaste. Para ajuste do modelo, foi empregado o sistema de equações simultâneas, que utiliza informações do povoamento referentes a área basal, volume, idade e índice de local. A partir do ajuste do modelo, elaborou-se uma tabela de produção de densidade variável e determinou-se a idade técnica de corte em diferentes capacidades produtivas. Realizaram-se simulações na tabela de produção de regimes de desbaste. Concluiu-se que o modelo de Clutter foi eficiente para predizer a produção atual e futura dos povoamentos desbastados de eucalipto, mostrando-se útil na análise de alternativas de manejo, como a determinação da idade técnica de desbaste, de diferentes índices de local e regimes de desbaste.

Keywords : Modelo de crescimento e produção; desbaste; eucalipto e idade técnica de corte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese