SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue6Growth of cuttings and productivity of mini - clonal hedges, treated with selected rhizobacteriaGrowth and seedling quality of Anadenanthera Macrocarpa (Benth.) brenan in response to basis saturation of substratum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

FREITAS, Teresa A. S. de et al. Desempenho radicular de mudas de eucalipto produzidas em diferentes recipientes e substratos. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.6, pp. 853-861. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000600003.

O trabalho teve como objetivo verificar o desempenho, em sacolas, de clones de eucalipto, produzidos em diferentes recipientes e substratos, com ênfase na persistência das deformações radiculares originadas no viveiro e na produção de raízes. As mudas foram produzidas em tubetes (50 cm3) e em blocos prensados (40 x 60 x 7 cm - 16.800 cm3), sendo utilizados como substratos: casca de arroz carbonizada com casca de eucalipto, bagaço de cana com torta de filtro; e turfa. As mudas, com 90 dias, foram transplantadas para sacos plásticos (20 L), com solo da área de plantio. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 7, constituído por dois clones (híbridos naturais de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden e E. saligna Smith) e sete tratamentos, com variação de recipientes e substrato, com quatro repetições, constituídas por quatro plantas. Dois meses após o transplantio, as plantas foram avaliadas quanto ao crescimento em diâmetro ao nível do solo, altura da parte aérea, número de raízes emitidas, comprimento, área superficial e deformação do sistema radicular. As plantas originadas de mudas produzidas em blocos prensados apresentaram melhor desempenho nas avaliações realizadas em relação às dos tubetes. As deformações radiculares causadas por recipientes de paredes rígidas tendem a persistir após a fase de viveiro.

Keywords : Raiz; deformação; Eucalyptus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese