SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue6In vitro regeneration of annatto (Bixa orellana L.) from various explantsResponses of Schizolobium amazonicum [S. parahyba var. Amazonicum] and Schizolobium parahyba [Schizolobium parahybum] plants to water stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

NEVES, Carmen Silvia Vieira Janeiro et al. Efeitos de substratos e recipientes utilizados na produção das mudas sobre a arquitetura do sistema radicular de árvores de cácia-negra. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.6, pp. 897-905. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000600008.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a arquitetura do sistema radicular de árvores de acácia-negra (Acacia mearnsii) aos três anos após o plantio, em razão da combinação de oito tipos de recipientes e seis misturas de substratos usados na produção das mudas, levando-se em consideração atributos químicos e físicos do solo. As árvores foram plantadas no município de Cristal (RS), em solo Podzólico Vermelho Escuro, que apresentou alta densidade, baixo pH e excesso de alumínio. O tratamento que teve maior desenvolvimento radicular foi o fertil-pot, com substrato constituído por solo adubado, que diferiu estatisticamente dos tratamentos tubete redondo, com solo adubado + casca de acácia esgotada + vermiculita; paper pot, com solo adubado e laminado acondicionado em caixas de madeira, com solo adubado. O desenvolvimento e arquitetura das raízes no campo foram afetado pelo recipiente, mas não pelo substrato utilizado na fase de viveiro.

Keywords : Propagação; Acacia mearnsii; raiz.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese