SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue6Spatial price integration the market of wood charcoal in Minas Gerais, BrasilDetermination of quality costs in eucalyptus seedling production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

MAFIA, Reginaldo Gonçalves et al. Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.6, pp. 947-953. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000600014.

Atualmente, a produção de mudas de Eucalyptus, em larga escala, é realizada pela miniestaquia, sob condições controladas. Todavia, ainda hoje não existe um critério técnico para determinar a idade ótima das mudas para plantio, o que pode refletir negativamente sobre a qualidade, sobretudo do sistema radicular, e, conseqüentemente, grandes perdas podem ocorrer no campo. Assim, o presente trabalho estabeleceu um critério técnico com base nas curvas de velocidade de crescimento e no intercepto entre as curvas de incremento corrente diário e incremento médio diário das variáveis altura, biomassa radicular e da parte aérea. Em virtude da restrição de volume explorável pelo sistema radicular, constataram-se reduções significativas na velocidade de crescimento das mudas que devem ser plantadas, preferencialmente, com 80 (clone A) a 100 (clone B) dias de idade, uma vez que mudas mais velhas sofrem redução na velocidade de crescimento e tendem a desenvolver problemas de malformação radicular. As implicações da baixa qualidade do sistema radicular residem na mortalidade de plantas, principalmente em períodos menos favoráveis, e na conseqüente influência na operação de replantio, bem como na realização dos testes clonais e na maior suscetibilidade das plantas aos estresses do ambiente.

Keywords : Qualidade de mudas; eucalipto; sistema radicular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese