SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue6Adequate sampling for collection of litter accumulated on the soil in Pinus elliottii engelm, Eucalyptus sp. And seasonal deciduous forestFloristic of shrub - tree vegetation colonizing an area degraded by kaolin mining, in Brás Pires, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

SILVA FILHO, Demóstenes Ferreira da  and  BORTOLETO, Silvana. Uso de indicadores de diversidade na adefinição de plano de manejo de aborização viária de águas de São Pedro - SP. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.6, pp. 973-981. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000600017.

Poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para a arborização de suas vias públicas, com a definição de objetivos e de possíveis metas qualitativas e quantitativas. Outro aspecto das cidades brasileiras é a questão da baixa diversidade de espécies encontrada, prevalecendo a homogeneidade e, portanto, a possível dizimação da população arbórea pela ocorrência de uma praga ou uma doença. Os chamados índices de riqueza ou variedade são úteis como indicadores de diversidade, podendo ser utilizados nas decisões de manejo. Neste trabalho foram avaliados os índices de Shannon-Wiener e Odum; para tanto, utilizou-se o censo da arborização viária da Estância de Águas de São Pedro. Foram definidos índices máximos e mínimos de diversidade, que possibilitaram a quantificação de espécies e o número de árvores em cada via pública, subsidiando o planejamento do manejo, como introdução de novas espécies e de novos indivíduos, remoções de árvores e prioridades de intervenção.

Keywords : Diversidade; silvicultura urbana; critérios para arborização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese