SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue6Natural resistence of seven eucalypt wood specise to decay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

MONTEIRO, Julio Marcelino et al. Teor de taninos em três espécies medicinais arbóreas simpátricas da caatinga. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.6, pp.999-1005. ISSN 1806-9088.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000600020.

O teor de taninos em três espécies medicinais do semi-árido do Nordeste do Brasil foi determinado. A partir de amostras das cascas do caule e folhas de 10 indivíduos de Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenam, Myracrodruon urundeuva (Engl.) Fr. All. e Caesalpinia pyramidalis Tul., os teores de fenóis totais e taninos foram determinados em extratos metanólicos 80% pelo método de Folin-Ciocalteau, seguido do método da precipitação de proteínas. Adicionalmente, testou-se a hipótese de que a concentração de taninos está diretamente relacionada com a altura e diâmetro das plantas. As espécies estudadas apresentaram expressivos teores de extrativos tânicos, e os resultados não ratificaram a hipótese testada.

Keywords : Caatinga; taninos; Anadenanthera colubrina; Myracrodruon urundeuva; Caesalpinia pyramidalis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License