SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Avaliação das condições de trabalho, treinamento, saúde e segurança de brigadistas de combate a incêndios florestais em unidades de conservação do Distrito Federal: estudo de casoAnálise estrutural em floresta ombrófila densa de terra firme não explorada, Amazônia Oriental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762

Resumo

SILVA, Márcio Lopes da  e  RIBEIRO, Carlos Antonio Álvares Soares. Estabelecimento de rotação econômica para uma floresta regulada. Rev. Árvore [online]. 2006, vol.30, n.1, pp. 65-73. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622006000100009.

O objetivo deste trabalho foi determinar as rotações econômicas para um povoamento florestal, considerando-se um único corte e infinitos cortes, e para uma floresta regulada, por meio de modelos matemáticos, bem como compará-las através da análise marginal das condições de otimalidade. Para validar o modelo e verificar a magnitude dos efeitos, foi utilizado um estudo de caso de um projeto florestal com valores reais de produção, custos, receitas e taxa de desconto. Os resultados indicaram que os modelos foram eficientes para determinar a rotação econômica e que a rotação do povoamento para um único corte e infinitos cortes e para a floresta regulada foi, respectivamente, de 6,5; 5,5; e 5 anos. O Valor Esperado do Solo (VES) para a floresta regulada foi inferior ao VES do povoamento, em virtude de se impor ao manejo a condição de regulação.

Palavras-chave : Economia florestal; idade ótima de corte; equações diferenciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português