SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Genetic variation in progenies of Myracrodruon urundeuva F.F. & M.F. Allemao in three cultivation systemsBiomass study of Tectona grandis L.f. under different spacing conditions in the north of Mato Grosso State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

ALVES, José Urbano et al. Avaliação biomecânica de atividades de produção de mudas de Eucalyptus ssp.. Rev. Árvore [online]. 2006, vol.30, n.3, pp. 331-335. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622006000300002.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de dados coletados em viveiro florestal, no Vale do Rio Doce, MG, com o objetivo de avaliar a biomecânica de atividades de produção de mudas de Eucalyptus spp. Essa avaliação foi realizada através da análise bidimensional utilizando-se a técnica de gravação em videoteipe, sendo os movimentos "congelados" para medição dos ângulos dos diversos segmentos corpóreos. As forças envolvidas foram medidas para aplicação do modelo biomecânico bidimensional de predição de posturas e forças estáticas, por meio de programa computacional desenvolvido pela Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. O transporte manual de mudas utilizando carrinho foi a única atividade que apresentou força de compressão do disco da coluna acima da carga-limite superior; e todas as atividades avaliadas ultrapassaram essa carga, recomendada em pelo menos uma fase do ciclo e em pelo menos uma articulação.

Keywords : Lombalgias; posturas; ergonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese