SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6Dispersão secundária de sementes de Ricinus communis Linnaeus (Euphorbiaceae) por formigas em vegetação secundária em Minas GeraisAvaliação da especificidade de rizobactérias isoladas de diferentes espécies de Pinus sp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762

Resumo

SILVA, Breno Marques da Silva e et al. Efeito da luz no crescimento de mudas de Hymenaea parvifolia Huber. Rev. Árvore [online]. 2007, vol.31, n.6, pp. 1019-1026. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600006.

Este trabalho teve como objetivo determinar o efeito da intensidade de luz no crescimento de mudas de Hymenaea parvifolia Huber., bem como inferir sobre o seu grau de tolerância à sombra. Para tal, foi instalado um experimento em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (níveis de luz): pleno sol (PS), 50% de sombreamento, 70% de sombreamento e sombreamento natural (SN). Os níveis de 50 e 70% de sombreamento foram obtidos com o uso de telas de polipropileno preto, e o sombreamento natural constituiu a luminosidade natural sob um dossel fechado de floresta. Cada tratamento foi constituído de 10 repetições. Plantas sob sombreamento (50% e 70% de sombreamento) apresentaram maior altura, área foliar e razão de área foliar e poucas diferenças no acúmulo de massa seca quando comparadas com plantas mantidas a pleno sol. Como conseqüência, poucas diferenças foram observadas na taxa de crescimento relativo das mudas desses tratamentos. Todavia, mudas mantidas sob sombreamento natural foram as que exibiram menor taxa de crescimento relativo e taxa assimilatória líquida. Em conjunto, os resultados indicaram que Hymenaea parvifolia foi capaz de se ajustar para maximizar a aquisição de luz mesmo em condição muito limitante, como a proporcionada pelo sombreamento natural, e a produção de mudas dessa espécie vegetal pode ser realizada em viveiro desde a pleno sol, como a 50% ou 70% de sombreamento.

Palavras-chave : Tolerância à sombra; radiação; taxa de crescimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português