SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número5Effect of band saw geometry on the production of eucalyptus sawed wood índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Árvore

versión impresa ISSN 0100-6762

Resumen

GOMES, José Marcelo; PINTO, Francisco de Assis de Carvalho; LUCIA, Ricardo Marius Della  y  KHOURY JUNIOR, Joseph Kalil. Desenvolvimento e avaliação de um protótipo classificador de tábuas usando técnicas de visão artificial. Rev. Árvore [online]. 2008, vol.32, n.5, pp. 949-959. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622008000500020.

A classe de qualidade de uma peça de madeira serrada é determinada pelos defeitos apresentados e por algumas características associadas a eles, como: dimensões da peça e dos defeitos, posição dos defeitos, quantidade e tipo. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver e avaliar um protótipo para classificação de tábuas de madeira de eucalipto, com base em imagens digitais, composto por uma esteira rolante onde são inseridas as tábuas para obtenção das imagens de suas faces. O protótipo pode utilizar tanto a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto a norma comercial de uma serraria. O processo pode ser acompanhado no microcomputador, que apresenta em seguida a imagem da tábua com o resultado final de sua classificação. A taxa de acerto no processo de classificação foi de 64,3%, usando-se a norma da ABNT, e de 81,0% com o emprego da norma comercial. A produtividade do protótipo desenvolvido foi de 7,9 m3 h-1, na classificação de madeira serrada de eucalipto.

Palabras llave : Processamento de imagens; classificação de tábuas; inspeção automatizada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués