SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue6Carbon stock projection and credit generation analysis in eucalypt standsGerminative potential of fava-d'anta (Dimorphandra mollis Benth. - Fabaceae: Mimosoideae) seeds from different locations and collection dates under distinct scarification treatments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de et al. Ecologia reprodutiva da árvore exótica Muntingia calabura L. (Muntingiaceae) no sudeste do Brasil. Rev. Árvore [online]. 2008, vol.32, n.6, pp. 993-999. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622008000600004.

A árvore exótica Muntingia calabura L. (Muntingiaceae) é nativa da América Central e, no Brasil, ela é utilizada para alimentação de peixes e para produção de fibras e celulose. Este estudo, realizado em áreas urbanas, verificou a biologia reprodutiva dessa espécie vegetal. A morfologia de flores e frutos, o sistema de compatibilidade, a fenologia reprodutiva, os animais polinizadores e frugívoros e a germinação das sementes foram estudados através de procedimentos-padrão de campo e laboratório. A árvore é autocompatível e apresenta autopolinização espontânea, com suas flores visitadas por abelhas e frutos consumidos por aves e morcegos. A germinação das sementes é rápida e com elevada taxa. A conclusão é que M. calabura é uma espécie vegetal altamente adaptada à reprodução sob condições de cultivo, sendo uma excelente opção para inclusão em projetos de reflorestamento urbano. Apesar disso, as características reprodutivas colocam essa espécie como importante e potencial planta invasiva no Sudeste brasileiro.

Keywords : Reprodução vegetal; reflorestamento heterogêneo; ecossistema urbano.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English