SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue6Seasonal variations in the survival and biomass production of Caesalpinia pyramidalis Tul. after coppicing and implications for management of the speciesGerminação de sementes de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville de diferentes origens submetidas a tratamentos para superação de dormência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

GOULART, Patrícia Bueno; XAVIER, Aloisio  and  CARDOSO, Narcisio Zeferino. Efeito dos reguladores de crescimento AIB e ANA no enraizamento de miniestacas de clones de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla. Rev. Árvore [online]. 2008, vol.32, n.6, pp. 1051-1058. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622008000600010.

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência dos reguladores de crescimento AIB e ANA no enraizamento de miniestacas de quatro clones de Eucalyptus grandis x E. urophylla. As miniestacas foram coletadas no minijardim clonal conduzido em sistema de hidroponia em canaletas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em arranjo fatorial 2 x 5 x 4, constituído de dois reguladores de crescimento (AIB e ANA), cinco doses de AIB e ANA e quatro clones, em quatro repetições e parcelas compostas de 16 plantas/repetição. Foram feitas avaliações em casa de vegetação, casa de sombra e pleno sol, quanto ao porcentual de sobrevivência, altura, diâmetro de colo e massa seca da parte aérea e radicular das miniestacas enraizadas. Conclui-se que a utilização do AIB nas doses entre 500 e 2.000 mg L-1 mostrou-se mais eficiente do que o ANA nos quatro clones estudados.

Keywords : Miniestaquia; estaquia; propagação vegetativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese